terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Diário das intervenções: 8ª visita à instituição

No dia 30 de novembro fomos à instituição com a finalidade de concluir a construção do nosso quadro de ações, a meta do dia era discutir a periodicidade das ações, sem esquecer a importância de cada uma delas. Abaixo segue os nossos diários pessoais.

Ana Paula:

Nesse dia, finalizamos o processo do “Quadro de ações do Coordenador Pedagógico”.
E assim, preparamos as fichas, escrevendo cada ação, e logo em seguida, juntamente com a coordenadora, colamos no painel preparado previamente por nós alunas.
“Foi uma dinâmica interessante, ou podemos dizer reflexiva, porque na verdade, fomos percebendo que essas ações estão continuamente no dia a dia do Coordenador Pedagógico, mesmo que determinadas ações estejam para serem cumpridas por etapas, como início do ano, 1º semestre, 2º semestre e no término do ano, essas são colocadas em prática em todo momento no cotidiano do Coordenador, na verdade é um processo contínuo.” 
Nossa manhã foi bastante agradável, tivemos a oportunidade de ouvir nossa orientadora de “Estágio Supervisionado”, sobre os documentos importantes como Projeto Político Pedagógico (PPP).
“Muitas Instituições usam da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) o modelo de PPP, que acabam sendo um erro, porque o PPP é a identidade da escola, e a maioria dos gestores tem a dificuldade de encontrar autores para ajudar a elaborar o documento.”
Estamos aguardando o momento de apresentamos a escola, nosso resultado para que todos envolvidos nesse espaço possam visualizar nossa reflexão.


Betiene:

No dia 30 de novembro finalizamos o quadro de ações do coordenador pedagógico. Neste dia confeccionamos o painel para expor o quadro para toda a escola e com ajuda da coordenadora colocamos as ações do coordenador que discutimos nos encontros anteriores. Na proporção em que colocamos cada ação novas discussões foram surgindo, principalmente acerca do PPP e do regimento escolar.
Segundo a coordenadora muitas escolas não tem PPP e usa o da SEMED, o que segundo ela é um erro, pois o PPP é a identidade da escola. Ela também nos explica que o Regimento Escolar são artigos fundamentados, que passa por uma plenária, sendo assim não se pode alterar o que está escrito e para acrescentar algo é preciso acontecer uma nova seção.
Este dia foi muito legal com novas aprendizagens e satisfação do grupo em ver o quadro, que era tão esperado, pronto graças ao trabalho coletivo e orientações que tivemos.



Érika:

Nos encontramos na instituição para organizar e já produzir o quadro de ações. Algumas modificações foram necessárias para uma melhor compreensão dos envolvidos.
Houve alguns acréscimos como por exemplo uma fichinha abordando a temática relacionada ao regimento e ao processo de elaboração do PPP na íntegra,
Em suma, durante esse período, mais especificamente nesse estágio, aprendi muito, houve realmente um processo de ensino-aprendizado.
As cobranças da orientadora Elisangela valeram à pena, pois só nos proporcionaram aproximação/familiarização com nosso campo profissional, além de nos permitir refletir sobre cada ação!!!



Lisiane:

Nesse dia fomos à instituição com o objetivo de finalizar por completo a construção do nosso quadro de ações. Em uma conversa muito descontraída com a coordenadora, fomos discutindo a periodicidade e, mais uma vez, a importância de cada ação que discutimos e colocamos no quadro durante todo o processo, terminando também de elaborar as etapas das ações. A coordenadora comentou que todo o trabalho que realizamos lá foi muito interessante, pelo fato de essas ações estarem cotidianamente no trabalho do coordenador pedagógico, e às vezes são esquecidas por alguns integrantes da escola, que desconhecem a real função de um coordenador pedagógico. Enfim, depois de tantos encontros nosso quadro ficou pronto, faltando apenas escolher o lugar que será exposto. No entanto, nosso encontro não terminou por aqui. Nossa orientadora, professora Elisangela, e a coordenadora, discutiram a importância que existe nos documentos oficiais da escola, como o PPP e o Regimento. Definindo o PPP como a identidade da escola, sendo esse, fundamental para o funcionamento de cada uma e que deve ser produzido por cada integrante da escola, exatamente para ter a marca e a característica dos integrantes da escola. E no Regimento estão contidas todas a regras que devem gerir o trabalho dos docentes, gestores e funcionários da escola. E é assim, quando imaginávamos que tudo já tinha terminado, adquirimos ainda mais conhecimento, sempre bom. Que venha nossa culminância do projeto.



Elizabete:

            No dia 30 de novembro nos encontramos na Brinquedoteca, sem calçados, sentadas no chão de uma forma bem descontraída, chupando pirulitos e esperando a coordenadora para finalizar a elaboração do quadro de ações. Já estava tudo bem organizado, o que faltava era a coordenadora estabelecer o local de cada ação. Após a sua chegada começamos a trabalhar. Ela determinou como queria que o quadro fosse organizado, e juntamente com a nossa orientadora Elisângela que também havia chegado deram outra aula sobre as ações da coordenadora, o PPP e o Regimento Escolar. Elas comentaram que muitas escolas não se interessam em elaborar o seu próprio PPP e usam o da SEMED sem valorizar a importância desse documento como sendo a identidade da escola. Quanto ao Regimento elas comentaram que é um documento de grande importância onde comporta todas as regras geridas por todo o corpo da escola, nesse documento não é permitido à alteração da sua escrita e para acrescentar uma nova ideia é necessária uma reunião de plenário.
Quando saímos fomos para o CEDU colar as ações no painel. O trabalhado foi realizado com cola quente, saímos com os dedos queimados, mas felizes, pois aquela etapa tinha finalmente terminado e com sucesso.

Elizabete, Ana Paula, Érika, Lisiane e Betiene (Ordem decrescente)

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