terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Diário das intervenções: 7ª visita à instituição


No dia 23 de novembro demos continuidade à discussão das fichas e produção do quadro de ações. Abaixo, segue nossos diários pessoais.

Betiene:

No dia 23 de novembro foi dada a continuação do quadro de ações do coordenador pedagógico.
A primeira ação a ser discutida foi que o coordenador pedagógico deve “acompanhar em parceria com os professores os alunos com dificuldade de aprendizagem”. Segundo a coordenadora da instituição, a escola deve promover encontros com coordenação e docentes e nesses encontros o coordenador pedagógico deve ter estratégias, estudos e atividades diferenciadas para orientar os professores a trabalhar com esses alunos. Para ela se o coordenador não tiver uma visão holística à escola perde muito, pois o coordenador é a espinha dorsal de uma escola, ela complementa.
“Acompanhar o processo de avaliação da aprendizagem”, o coordenador deve acompanhar o trabalho do professor, sendo um bom articulador para evitar pontos negativos diz a coordenadora.
“Estimular e promover o processo de avaliação/reflexão/ação em conjunto com o conselho escolar”. De acordo com a coordenadora é fundamental buscar a democracia dentro da instituição, estabelecendo uma mesma linguagem do porteiro a gestão e o conselho de classe veio realmente dá vida para a democratização da escola.
 “Promover um trabalho em conexão com a organização e gestão escolar”. A coordenadora fala que tudo dentro da escola tem que está articulado com o PPP da escola, pois não se deve fazer nada no achismo e o que proporciona isso são os encontros pedagógicos.
“Instigar a participação dos pais no âmbito individual e coletivo”. Segundo a coordenadora esta função é muito importante, porque os pais são o cordão umbilical da escola e eles tendo uma visão de dentro, passarão a acreditar mais na instituição.
Estas foram algumas das ações discutidas neste dia que também nos proporcionou diversas aprendizagens em relação ao papel do coordenador pedagógico na instituição escolar.


Érika:

Esse foi mais um encontro para complementar o quadro das ações de um coordenador pedagógico. Entre as ações comentadas, pude dar relevância à junção entre o setor pedagógico e o psicológico, por se tratar de uma relação intrínseca, uma via de mão dupla, favorecendo uma relação mais harmoniosa no âmbito educativo / escolar.
O coordenador pedagógico precisa ter uma visão holística, pois ele é considerado a espinha dorsal de uma escola.
Mas para ele aguçar seu olhar, deve ter prazer em tudo que faz e se articular de modo cooperativo, harmonioso e demonstrar respeito mútuo ao outro. Só dessa forma é que o trabalho pedagógico prospera, se toda a equipe gestora e institucional estiver articulada, para poder promover pausas (momentos de confraternizações, que envolve solidariedade, aproximação e respeito) e também é essencial que tenha uma única linguagem, para facilitar sua compreensão a todos.
Em relação à educação ela deve ser objetiva, cônsciosa e não fundamentada em “achismo”. Sendo assim, a escola deve possuir todos os segmentos, e vale salientar que o aprendizado é um processo contínuo e inacabado, enquanto houver existência.
Diante do exposto, só nos resta apreender os conhecimentos que a vida nos proporciona diariamente.


Lisiane:

No dia 23/11 nosso objetivo era continuar a confecção do nosso quadro de ações. Discutimos o significado de mais algumas fichas. Mais uma vez, aprendemos muito diante das falas da coordenadora que estamos acompanhando. Ela nos falou um pouco da importância em realizar os departamentos pedagógicos, principalmente no trabalho com a educação infantil, que deve ter um maior acompanhamento. Uma das maiores características do coordenador pedagógico é que ele deve ser carismático, simpático e saber a maneira certa de tratar os pais, os professores e toda a equipe da escola para que esse processo de acompanhamento seja realmente significativo e tenha retorno das partes. Na instituição são mais de 80 funcionários, 450 crianças e é importantíssimo uma equipe gestora articulando em tudo que acontece na escola. A parceria que ela tem com a psicologia é muito forte, o que ajuda bastante nessa articulação. O Conselho Escolar veio dá vida à instituição e à democratização, hoje ele está ativo, autônomo e com CNPJ próprio da escola, conquista recente da equipe gestora. É considerado como ferramenta fundamental e todas as suas ações tem que estar pautada no PPP, assim como todas as ações que envolve a escola (reforçando aqui a importância do PPP de uma instituição). Por fim a coordenadora citou a história “As estrelas do mar”, escrita por Vera Lúcia, essa história mostra que se cada um fizer a sua parte, pode conseguir fazer a diferença de um todo. Exemplo belíssimo que traduz muito do que a coordenadora faz na instituição. Leia e escute a história...



Elizabete:

Dia 23 de novembro foi mais um dia de aprendizado para o nosso grupo que dentro de um clima de companheirismo juntamente com a coordenadora continuamos a elaborar o quadro de ações. Ela, como sempre, aproveita todas as oportunidades para nos instruir e à medida que pegava cada ficha ia interagindo e nos mostrando a importância do seu papel dentro daquela Instituição.
A primeira ficha a ser discutida foi relacionada à cooperação que o coordenador disponibiliza ao professor quando este se encontra com um aluno com dificuldades. Segundo ela, é justamente no Encontro de Departamento e nos Encontros Pedagógicos que o coordenador discute meios e programa as ações para ajudar os professores a solucionar esses problemas, e que ele é a espinha dorsal da escola, dessa forma deve superar os acontecimentos negativos e dentro de uma visão holística abraçar a causa com determinação. Continua falando, ser necessário que o coordenador tenha capacidade de articular, que se encontre sempre atento no comportamento do grupo, como os componentes estão se sentindo, se está havendo algum problema, como anda a escola em geral, pois uma de suas tarefas é unir e democratizar a escola. Tem também que ser dinâmico, promover momentos prazerosos, uma pausa para a descontração, da mesma forma, aproximar e acolher a família porque ela é o cordão umbilical da escola. Falou também que na educação não se deve fazer nada pelo achismo, mas sim de uma forma conscienciosa, e que todo o trabalho deve ser fundamentado de uma forma objetiva, pautado e guiado pelo PPP, e também que a educação se modifica a cada dia e que nós precisamos acompanhar essas modificações nos capacitando através de uma formação continuada, falou também que a psicologia e a coordenadoria andam juntas, é uma via de mão dupla, se ajudam mutualmente.
É dessa forma que saímos de todos os nossos encontros, com uma bagagem enorme de ensinamentos e encantadas com tanta garra e tanto dinamismo por parte da coordenadora. São aprendizagens que vamos levar por toda a vida.


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