terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Diário: Culminância do Projeto de Estágio


E chegou o grande dia da culminância do nosso projeto, depois de tantas angústias, alegrias, aprendizados e conquistas no decorrer de todo o semestre, no dia 02 de dezembro, finalizamos nosso Estágio Supervisionado em Gestão com muita alegria, mas com muita tristeza ao mesmo tempo. Aqui fica o nosso agradecimento à todos que contribuíram de forma direta ou indireta para o nosso crescimento e para nossa formação. Em especial à coordenadora da instituição que nos acolheu com tanto carinho e zelo e à nossa orientadora, Professora Elisângela Mercado, por toda a paciência e cuidado com cada uma de nós. Abaixo segue as considerações finais de cada uma.  


Ana Paula:

Nesse dia nos encontramos para nos confraternizarmos, e avaliarmos sobre nossos encontros, dinâmicas de grupos e refletir sobre “Estágio como espaço de troca de experiências.”
Na nossa roda de conversa, retomamos algumas discussões que consideramos importantes colocar, como por exemplo:
·         Não ter medo diante das dificuldades e problemas que surgirem no espaço escolar.
·         Não se fechar as novas idéias que venham aparecer, e estar sempre estudando sobre as questões de gestão.
·         Se perceber como pessoa, que tem qualidades e dificuldades a serem trabalhados, para que não venha a interferir no seu trabalho.
·         Estar sempre atualizando e registrando as experiências encontradas no processo de aprendizagem.
·         O estágio é uma fase importante, porque nos faz ter autonomia e crescimento enquanto processo profissional.
·         De como é importante a participação de todos para a realização do trabalho enquanto grupo.

Finalizamos nossa manhã, com um delicioso lanche coletivo!

Agradeço a Deus, por estes momentos, que só me fizeram crescer como ser pessoa.
As minhas colegas, Betiene, Érika, Lisiane e Elizabete que foram muito criativas, objetivas e originais, jamais esquecerei os nossos momentos.
Nossa orientadora de estágio por estar sempre presente, por ser tão comunicativa, realista e principalmente por tantos conhecimentos socializados entre nós.
Ao Coordenador Pedagógico, que nos recebeu com tanto carinho, nos ouvindo, compartilhando suas experiências, que se emocionou em alguns momentos de reflexão, muito obrigada.



Betiene:

Chegamos à finalização de nosso estágio com grande satisfação, pois esta experiência com certeza marcou a vida dos envolvidos, pois nos proporcionou a cada encontro: aprendizagens, reflexões, emoções, troca de experiências, interesse pela área de gestão, entre outros.
Na visão da coordenadora o grupo fez a diferença em sua prática e a ensinou bastante, foi uma troca, tanto se aprendeu, quanto passou conhecimento. Ela diz ao grupo que a cada dia devemos buscar mais e mais conhecimento para enriquecer nossa prática. O grupo na sua perspectiva foi batalhador e trouxe novidades, ela diz que na docência devemos ser da mesma forma para não ficar na mesmice, enriquecendo nossas aulas, pois somos nós que construímos nosso profissionalismo. Ela conclui que quando estamos em um lugar é porque Deus permitiu, então temos que nos lançar e nos dedicar para enriquecer nossa prática, “foi muito gratificante trabalhar com o grupo”.
Nossa orientadora professora Elisangela Mercado agradece a coordenadora por ter nos acolhido e ter acreditado em nosso potencial, ela complementa que a coordenadora incentivou e contribuiu para o sucesso de nosso trabalho. A professora parabeniza o grupo pela autonomia, pela inovação, pelo trabalho coletivo- a sinergia do grupo, quanto uma aprende com a outra. Finaliza dizendo a nós que não perdesse a essência da autonomia, pois assim nós só teremos a crescer.
E os meus sinceros agradecimentos à coordenadora da instituição que desde o primeiro encontro nos recebeu muito bem, pelas trocas de experiências, pelo aprendizado, enfim por ter acreditado em nós e ter contribuído para o sucesso de nosso estágio, proporcionando saberes que não teremos em nossa formação. Agradeço a nossa orientadora pela paciência, pela dedicação e pela confiança que teve com o grupo. E também agradeço a todas as integrantes do grupo pelo empenho e trabalho coletivo, foi muito gratificante ter trabalhado com todas, que a cada dia o grupo se fortaleça para superar as dificuldades, alcançando sempre sucesso.
Beijos!!!



Érika:

            Que peninha! Hoje é o nosso dia da culminância do projeto, estamos com o coração partido...
            Todo o pessoal estava tenso, menos a divertidíssima comandante (risos). Brincadeiras à parte, fizemos um balanço geral do que o estágio nos significou. E, segundo as palavras da coordenadora pedagógica, esse momento nos proporcionou uma troca de experiência, envolvendo um processo onde todas apreendiam entre si, articulando sempre teoria e prática. Nos alertou também que os desafios nessa profissão são constantes, porém eles devem nos instigar a prosseguir sempre, pois tudo é permitido por Deus e se Ele permite é porque somos capazes de superar e avançar sempre, é assim que nós construímos nosso profissionalismo.
            Nossa orientadora também se posicionou ao discursar que muito do nosso sucesso era destinado à coordenadora, devido o acolhimento, a dedicação e à sinergia trocada.
            Quanto à nossa equipe, ela parabenizou pela determinação, autonomia, contribuição e a troca de experiência, a unidade do trabalho coletivo, e ainda ressaltou que houve muita inovação. Nos aconselhou ainda a não perder a essência da autonomia, pois um excelente profissional deve ter essa característica. Como nos revela a estorinha O Pequeno Príncipe: ... nós somos responsáveis por aquilo que cativamos. Enfim, somos uma química perfeita, e esse elo deve continuar!.
            E ainda acrescenta, que sejamos gratos a Deus por tudo, pois quando o priorizamos na nossa vida tudo dá certo, bom é sermos guiados por Ele!
                                                                                                É apenas isso pessoal!


Lisiane:

É com muita satisfação, mas também com um aperto no coração que estamos finalizando nosso primeiro estágio supervisionado. Durante todo esse semestre tive aprendizados além do que era esperado. Eram muitas as angústias e incertezas com relação à essa nova experiência do nosso curso. Primeiro vinha a dúvida de quem seria a nossa orientadora, depois a dúvida de onde seria nosso campo de estágio, e, finalmente, a dúvida de quem seriam os nossos pares. Eram tantas que não dava nem para arriscar alguma sugestão... No entanto, logo no primeiro dia, todas as dúvidas e principalmente as angústias acabaram. A orientadora, professora Elisangela Mercado, nos acolheu de forma única; a escola não poderia ser melhor; e a equipe... nem se fala. Agora era só começar! E assim fizemos, juntas e com toda a paciência da professora Elisangela conseguimos iniciar e desenvolver nosso trabalho de maneira harmoniosa e sem muitas complicações. No entanto, não se pode deixar de falar aqui do acolhimento da instituição e, principalmente da coordenadora pedagógica que acompanhamos durante o estágio, tudo que conseguimos fazer, da forma que fizemos, devemos à ela, por toda dedicação, atenção e empenho em nos atender sempre que estávamos lá.
            Nossa reunião já começou com um clima de despedida, mas ao mesmo tempo com a sensação de dever cumprido. A coordenadora foi a primeira a falar, e iniciou sua fala agradecendo a Deus, à professora Elisangela e ao nosso grupo, dizendo que nós fizemos a diferença, e acrescentamos para a prática dela, que ela aprendeu bastante durante os encontros, que foi uma boa troca, que ao mesmo tempo que aprendeu, nos passou conhecimento, e isso é uma coisa muito rica, pois o aprendizado é contínuo e comentou o quanto acha importante o profissional buscar aprender cada vez mais, e ela percebeu que nosso grupo foi muito batalhador e buscava inovar a cada encontro. Prática que ela aconselha que não esqueçamos quando nós formos para a sala de aula. Comentou que os desafios são constantes, mas que nunca devemos ter medo, nem desistir, devemos nos lançar e acreditar no nosso trabalho, valorizando a educação humanística. Elogiando sempre a prática da professora Elisangela, dizendo que aprendeu muito com ela, principalmente devido sua simplicidade, compreensão e aproximação. Foi grata a todos...
            Em seguida, foi vez da professora Elisangela, que foi muito grata à coordenadora pelo acolhimento que ela teve com relação ao nosso grupo, se não fosse por ela, ou se não fosse ela, o trabalho não teria se desenvolvido da forma que se desenvolveu, e que o nosso sucesso durante as intervenções é dedicado à ela, pela forma como conduziu o trabalho, pela forma que foi determinante no nosso processo de formação. Com relação ao nosso grupo ela parabenizou pela autonomia, pela capacidade que tivemos de inovar e de se superar sempre. Comentou o quanto foi interessante a sinergia do nosso grupo, o quanto nós fomos capazes de aprender umas com as outras. Comentou também, com a concordância da coordenadora, da importância do blog, em como ele pode contribuir para o processo de formação do pedagogo.
            Por fim foi a nossa vez de falar... cada uma tinha um agradecimento a fazer, tanto à professora, quanto à coordenadora. Eu, especificamente, finalizo meu diário com muitos e muitos agradecimentos. À professora Elisangela pela orientação, pela paciência e pelo zelo que tinha com a nossa formação, a partir de cada conversa, de cada discussão de temas durante as intervenções, mas principalmente pelo carinho que nos tratava a cada vez que nos encontrávamos; À coordenadora, mais uma vez, pelo acolhimento único com a nossa equipe, nunca esperei que chegaria à uma instituição como estagiária e fosse tratada da forma como nós fomos, com tanta dedicação e ao mesmo tempo preocupação para que todas as nossas discussões, se tornassem aprendizados significativos; e, finalmente, agradeço a cada uma das meninas, que, mesmo diante de tantas dificuldades no desenrolar do semestre, a partir do nosso companheirismo, acabou dando tudo muito certo, mais até do que (acredito) esperávamos.
            Foi uma experiência única e inesquecível para mim. Um grande abraço para todos que participaram, de longe ou de perto, de todo esse processo.



Elizabete:

Diante de tantas palavras lindas e tão cheias de significados das minhas colegas, fiquei refletindo de que maneira poderia me expressar para expor minhas ideias e o que estou sentindo neste momento. Resolvi começar agradecendo a Deus, o nosso Criador, que com sua sabedoria me direcionou para as mãos da professora Elisângela, essa mulher tão forte e competente e ao mesmo tempo tão doce e afetiva, que me recebeu de forma carinhosa e que muito me ensinou. Agradecer também a Ele por ter tido a sorte de conviver com meninas tão maravilhosas e companheiras como Ana Paula, Betiene, Érica e Lisiane, que mesmo nas maiores dificuldades estão prontas para superar os obstáculos com garra e dinamismo. “É muito bom ser uma das componentes desse grupo”. Quero finalmente agradecer a Deus, por ter tido o privilégio de conhecer e fazer o meu estágio em gestão na instituição que foi, bem estruturada, que me recebeu de forma acolhedora tendo como anfitriã uma Coordenadora maravilhosa.
Agora que eu já agradeci a quem de direito deve-se agradecer em tudo primeiramente, quero demonstrar à minha gratidão a coordenadora pelos seus ensinamentos que em todos os momentos serviram para o crescimento da minha formação, como também para a minha vida pessoal. Todos os nossos encontros foram repletos de aprendizagem dentro de um ambiente harmonioso e acolhedor do qual eu saía renovada e motivada a lutar para alcançar os meus objetivos.
Muito obrigada (coordenadora), a você em especial com muito carinho e a todos os que fazem parte da instituição, e em nome do nosso grupo desejo a todos que participaram dessa etapa da nossa história “UM FELÍZ NATAL CHEIO DE PAZ E UM ANO NOVO REPLETO DE ALEGRIAS E DE MUITA PROSPERIDADE”.


Considerações da coordenadora:


Meninas, foi maravilhoso o estágio de todas vocês. Aprendemos juntas, trocamos saberes, ampliamos conhecimentos e construímos outros. Deus abençoe todas, tenho certeza que vocês chegarão aonde sonham em chegar como profissionais. Agradeço e todas pelo carinho, pela atenção, construção, força e empenho. À professora Elisangela também o meu muito obrigada, por sua experiência, dedicação e educação humanística, que a todo tempo passava para o grupo. Com carinho e um grande abraço....

ALGUNS REGISTROS....


Nossa equipe e a orientadora Profa. Elisangela Mercado

Lanche com a equipe gestora da instituição

Nossa equipe com a coordenadora da instituição





Nenhum comentário:

Postar um comentário