No dia 05 de outubro comparecemos à escola campo de estágio às 8h para realizar nossa terceira visita, com o objetivo de acompanhar a coordenadora pedagógica em atividade.
A semana era destinada ao projeto do dia das crianças. O tema geral do projeto era: “Criança feliz e saudável”.
Fomos recebidas pela coordenadora, que nos contou sobre esse evento que movimenta a escola, as crianças, a equipe gestora e os professores. Nesse dia, ela acompanhou a turma do Maternal no pic-nic, e nos convidou para vivenciar a experiência. As crianças foram levadas para a grama na parte externa da escola e fizeram uma roda na qual estavam todos (crianças, coordenadores, professores e estagiários). A coordenadora encaminhou a atividade do dia de uma forma criativa, cheia de entusiasmo, fazendo uso principalmente de diversos fantoches, contagiando todos que estavam presentes. Nesse momento ela mostrou a importância da oralidade e de estar sempre dialogando com os alunos sobre os personagens, suas características, procurando, dessa forma, desenvolver movimentos fazendo-os levantar, sentar, bater palmas, interagindo com diferentes histórias do cotidiano, relacionando com as histórias vividas por cada criança e assim desenvolvendo a afetividade delas com os integrantes da escola. Na hora do lanche percebemos que as crianças gostaram muito e souberam dividir os alimentos entre todos, respeitando a vez de cada colega.
No entanto, o nosso maior objetivo nesse dia era o de conhecer como a coordenação pedagógica acompanha os projetos didáticos, desde o momento em que ele é constituído, o que motiva sua elaboração, como é desenvolvido e finalização.
De acordo com a coordenadora, os projetos da instituição são construídos sempre pelo coletivo da comunidade escolar. Seu surgimento se dá devido às necessidades encontradas no dia a dia da sala de aula e tudo é organizado com bastante antecedência.
O coletivo da comunidade escolar compreende parte dos departamentos que compõem a construção dos projetos didáticos. Cada projeto é sugerido de acordo com a realidade da instituição, que por sinal, é auto-formadora.
Entre os projetos existentes, merece relevância a Jornada Pedagógica, destinada exclusivamente para os profissionais, em um processo de formação continuada.
Antes da elaboração de cada projeto há sempre discussões coletivas (diálogo amplo entre todos que constituem a instituição e individual (coordenador e docente).
Contudo, acreditamos que esse dia foi de grande importância para essa fase que estamos passando no estágio supervisionado, pela riqueza de acompanhar a realização de um projeto didático junto às crianças e a coordenação pedagógica, ficando como experiência tanto a forma como o projeto é elaborado quanto a forma que ele é colocado em desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário