domingo, 6 de novembro de 2011

Diário das intervenções: Ida à V Bienal do Livro

V BIENAL DO LIVRO



No dia 26 de outubro de 2011 realizamos a nossa intervenção de estágio de uma maneira diferenciada. Como nosso propósito principal é acompanhar o trabalho de um coordenador pedagógico de uma instituição infantil tivemos a oportunidade de fazê-lo em um ambiente fora do espaço escolar. Era a semana da V Bienal do livro e no dia de nossa intervenção, a escola iria levar 40 crianças para conhecer e participar desse evento. Abaixo, seguem nossos diários pessoais e alguns registros fotográficos...

Ana Paula:
Acompanhar o Coordenador Pedagógico em uma atividade fora da escola,e ter a oportunidade de vivenciar uma passeio especial como a V Bienal do Livro juntamente com eles é simplesmente ter a oportunidade de experimentar novas maneiras de possiblidades de aprendizagens, e principalmente perceber a importância de participar de eventos que envolvem elementos da nossa imaginação, isso acontece, e as crianças percebem, gostam e se divertem, estar ali foi com certeza maravilhoso, possivelmente aquele momento estará  nas lembranças  memórias da turminha do martenal, e o que mais legal é saber que fizemos parte desse momento tão especial da vida deles.


Betiene:
Fazer o acompanhamento do coordenador pedagógico fora do espaço escolar foi uma experiência muito gratificante, principalmente por ter sido para a V Bienal. Nossa presença foi uma ajuda para os professores e coordenadora, pois sair com aproximadamente 40 crianças não é fácil, principalmente em um local com grande aglomeração de pessoas. As crianças se divertiram muito e ao ter contato com os livros o comportamento era de curiosidade querendo pega-los. Este passeio terá grandes contribuições para o trabalho dos professores na sala de aula, pois o contato com a literatura é fundamental na formação destas crianças (futuros leitores).
A coordenadora interagiu com as crianças durante todo o passeio, vimos o quanto ela contribui com os professores, sua dedicação, dinamismo, compromisso e bom relacionamento com os professores como coordenadora ficou evidente. Considerando esta experiência concluo que o coordenador pedagógico é fundamental nas ações desenvolvidas pela escola acompanhando o trabalho dos docentes. 

Érika:
Nesse encontro fomos a V BIENAL!!! O grupo esteve com a coordenação e os pequenos estudantes da turma do Maternal 2 e do 2º Período, cerca de 40 crianças. Pense na euforia que os mesmos demonstravam!!!
Achei a iniciativa ímpar, pois proporcionou aos pequenos mais intimidade com a literatura, de forma bem dinâmica e criativa. Participamos do Projeto Letras Sonoras que unia o conto a música, a interação foi parte essencial desse processo, onde eles participaram ativamente das músicas e danças. Houve a exposição de algumas temáticas bem interessantes e na volta eles enérgicos começaram a se debruçar nos livros de estorinha que haviam comprado.
Dava prazer ao vê-los com os olhinhos bem fixos, a imaginação a mil por hora e a instigante vontade de aprender pairando sobre o ar...ufa!!! Como é bom ver o mundo através do olhar de uma criança, cheio de serenidade e paz!!!
Lisiane: 
            Nesse dia, a proposta inicial era que acompanhássemos a coordenadora da instituição em ações desenvolvidas fora do espaço escolar. Como eram essas ações e qual a reação das crianças diante de atividades diferenciadas. No primeiro momento, ajudamos à coordenadora, às professoras responsáveis e aos estagiários a direcionar as 40 crianças para os setores que eram destinados a elas. Algumas estavam eufóricas com aquela situação e prestavam atenção em tudo que passava, fazendo perguntas e achando aquilo tudo incrível e “muito legal”. No entanto, outras tinham medo de alguns personagens da literatura infantil (como a Cuca do Sítio do Pica-Pau Amarelo) e da quantidade grande de pessoas que tinha no local. Passamos a maior parte da manhã em um stand do SESC que tinha um projeto chamado “Letras sonoras” no qual eram cantadas com diversos instrumentos musicais algumas histórias infantis. Nesse momento, as crianças interagiram com a cantora e com a contadora de histórias de uma maneira encantadora. Algumas crianças foram comprar livros com suas professoras e foi muito interessante como os olhos delas brilhavam diante de tantas opções. E com tudo o que aconteceu nesse dia, acredito que essa ida à V Bienal do livro foi de grande importância para as crianças, pois lhes proporcionou uma vivência que os muros da escola dificilmente proporcionaria. 

Maria Elizabete:
Na manhã de quarta-feira do dia 26 de outubro, fui com meu grupo de Estágio Supervisionado, a Diretora, a Coordenadora, algumas professoras e estagiárias, acompanhar 40 crianças da instituição campo de estágio na visita a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Foi uma experiência maravilhosa, me diverti vendo aqueles pequenininhos rindo, felizes ao serem fotografados na frente do livro gigante, o livro que era grande ficou imenso e eles pareciam que diminuíram mais ainda.
Conheceram o Projeto Letras Sonoras o qual contou a estória da Onça Pintada, incentivou as crianças a comerem frutas e verduras através de um Frevo Pernambucano. Foi o momento inesquecível vê-los interagir cantando, dançando e batendo palmas com a contadora de estórias e sua trupe. Para mim foi uma manhã de grande aprendizagem.


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